20.03.2014

Paris
Igreja de Santa Rita ameaçada de demolição

 


A pequena igreja católica de Santa Rita, construída em 1900, no 15º. Arrondissement (27, rue François Bonvin), em  Paris, está para ser demolida e toda sua área vendida para uma empresa imobiliária, segundo decisão tomada por um tribunal. No local, em substituição à igreja, serão construídos uns 20 apartamentos sociais e estacionamentos. Os ocupantes da paróquia terão seis meses para deixarem o local. 

O problema começou há uns 2 anos quando  a Associação Cultural das Capelas Católicas e Apostólicas, proprietária do imóvel, resolveu pedir judicialmente o fim do acordo com a comunidade e  a expulsão dos ocupantes uma vez que o local não é  classificado como de interesse patrimonial, cultural  ou arquitetural. O pároco Dominique Philippe já está consciente de que não conseguirá os 3 milhões e 300  mil euros (uns 8 milhões de reais)  para comprar o local.

Monsenhores e párocos

A igreja é também conhecida por ser a única que permite a seus fiéis comparecerem à missa de domingo acompanhados de seus gatos, cães, pássaros, coelhos e todos os bichos de estimação. É também célebre pela benção dos animais que promove todos os anos no primeiro domingo de novembro na missa de São Francisco de Assis, patrono dos animais, e que reúne nessas ocasiões mais de mil fiéis com diversos tipos de animais – camelos, cavalos, jumentos etc.

Animais benzidos
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário