11.06.2018

Pesar e saudades
Jório da Escóssia Júnior publicou em seu Facebook na tarde de domingo, 10: “É com profundo pesar que o Hospital Jório da Escóssia informa o falecimento de nosso fundador Dr. Jório Almir da Escóssia, aos 85 anos. Um nome que fica notoriamente marcado na História do desenvolvimento da Odontologia em todo o país, sobretudo no Ceará”.
De fato, o Dr. Jório da Escóssia marcou a modernização da odontologia cearense. Ele nasceu em 1933, em Mossoró (RN), veio para Fortaleza, foi integrante da primeira turma de cirurgiões dentistas da Universidade Federal do Ceará. Montou sua primeira clínica em 1959 na rua Major Facundo, centro, depois a transferiu para a Av. Barao de Studart e seguida para o Hospital que tem o seu nome. Exerceu a odontologia por mais de 50 anos.
Seus exemplos diários de amor pela profissão, dedicação aos pacientes e pioneirismo serão eternos. Sua vocação inspirou seu filho, Dr. Jório da Escóssia Jr., e sua neta, Dra. Nathália da Escóssia, a também trilharem caminhos na Odontologia.
Casado com Maria Teresa (também falecida) teve dois filhos: Jório Júnior e Marjorie. Deixou uma legião de amigos.
Jório foi sepultado na manhã  desta segunda-feira, 11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário