14.05.2018

Planejamento sequenciado até 2050
Desde o ano passado, há um ensaio para se traçar respostas a alguns questionamentos que já foram elaborados, principalmente diante do esgotamento de modelos antigos de desenvolvimento para o Estado. O projeto Ceará 2050 representa não só um planejamento, mas também uma tentativa de reposta a estas indagações.
A plataforma que está sendo criada pelo governo, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), pretende ser um plano de estado que atravesse governos, como foi o projeto de industrialização elaborado no governo Virgílio Távora. A ideia de planejamento do futuro é extremamente válida, mas é preciso lembrar que não existe economia que se sustente, sem um projeto educacional forte, de atenção à primeira infância.
Nos dias 15 e 16, será iniciada uma grande discussão sobre a criação da plataforma 2050. O encontro ocorrerá no Centro de Eventos e representa uma grande oportunidade para traçar um debate diante da realidade atual, e não apenas diante de modelos que podem ser importados, como se as questões culturais não tivessem valor.
Na programação dos debates está a apresentação de megatendências socioeconômicas e ambientais para o futuro; a conferência do professor Rivadávia Alvarenga Neto, ex-presidente da HSM; e um diagnóstico dos últimos 30 anos do Ceará. A proposta é interessante, mas será preciso olhar realmente para as demandas das pessoas do Estado, para que o evento não seja somente mais um evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário