18.03.2018

Vesperata de Diamantina
        A cidade de Diamantina, em Minas Gerais, programa a Temporada 2018 da sua famosa  Vesperata Diamantina, que acontecerá nos dias  08 e 29 de abril, 06 e 27 de maio,10 e 24 de junho, 01, 15 e 29 de julho, 05, 19 e 26 de agosto, 02 e 23 de setembro e 13 e 20 de outubro.
O nome Vesperata é oriundo das práticas musicais da Diamantina do século XIX, quando, no período das vésperas . parte da Liturgia das Horas, celebrada entre 15h e 18h . músicos tocavam seus instrumentos das sacadas dos casarões antigos para impressionar os transeuntes que iam e vinham lá embaixo.
A histórica Rua da Quitanda é o palco das Vesperatas de Diamantina, a partir das 20h. Por duas horas e meia, músicos de diferentes  idades . muitos deles formados em projetos sociais . empunham instrumentos musicais das
sacadas de construções seculares, que guardam parte da história do
antigo Arraial do Tijuco . hoje Diamantina.
Do meio da rua, sobre as pedras centenárias, os maestros regem a sinfonia. O som ecoa pelas esquinas que testemunharam, também, o amor do contratador de diamantes João Fernandes de Oliveira pela mulata e escrava Chica da Silva, a quem ele libertou e tomou como sua rainha. Consulte as agências de viagens para os pacotes a Diamantina. (Jornalista Sérgio Moreira, coluna Minas Turismo,  – jornal de Paraopeba).

Nenhum comentário:

Postar um comentário