08.11.2017

Expedição Carnaúba em exposição
          Beto Studart, presidente da Federação das Indústrias do Ceará, conduz e convida para a abertura da exposição Carnaúba – Árvore da Vida,  Legado dos 80 anos da Expedição Carnaúba. Será dia 16 próximo, às 19 horas, no Museu da Indústria (Rua Dr. João Moreira, 143 – centro).
  Em 1937, foi inaugurada uma fábrica de processamento da palha de carnaúba em Fortaleza. No ano seguinte, a companhia Johnson  estabeleceu uma plantação na região de Maracanaú, chamada Fazenda Raposa para servir como centro de pesquisa do cultivo, extração e refino da carnaúba e outras palmeiras ceríferas. Posteriormente, esta área foi doada à Universidade do Estado do Ceará.
 SC Johnson e o Brasil mantêm até hoje uma parceria histórica que teve início em 1935, com um bimotor anfíbio, batizado de “Carnaúba”. O neto do fundador da Companhia, H. F. Johnson Jr., empreendeu uma viagem ao Nordeste do Brasil, em busca de reservas permanentes da palmeira de carnaúba, matéria-prima chave na produção de ceras. 

O objetivo era estudar cientificamente as palmeiras ceríferas, que cresciam apenas em certas partes do litoral e do interior do Nordeste, inclusive no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário