25.10.2017

Liquefação substitui enterro e cremação
          A Califórnia aprovou uma lei para dissolver os corpos em um banho químico ao invés de enterrá-lo ou cremá-lo.  14 estados norte-americanos já tomaram a mesma decisão. A lei deverá entrar em vigor em primeiro de julho de 2020, segundo revela o New York Times. A matéria foi publicada hoje na revista “Le Point”, França. A foto é da revista.
  A liquefação é também chamada de “aquamação” ou “cremação sem fogo”, já que o processo químico é a hidrolise alcalina. O corpo humano é composto majoritariamente de água. A imersão dissolve tudo, restando apenas um líquido da cor de café. O corpo é esquentado durante várias horas a 180 graus Celsiur sob forte pressão. Esse método é conhecido desde 1888. A preocupação da população é  que o líquido vá para os esgotos, mas já existe opiniões de que essa água é  um excelente adubo para as lavouras e plantações.
 Já existem vários fabricantes de máquinas para a realização do trabalho que custam entre 150 (as mais simples) e 500 mil dólares (as mais sofisticadas).  O tempo de conclusão do processo é 16 horas. Os norte-americanos estão divididos sobre este novo método. A liquefação gasta menos energia que um crematório, não expele fumaça e seu empréstimo de carbono é um décimo  da causada por um corpo em chamas, relevam o jornal e a revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário