04.08.2017

Duríssima descrição do estado de um hospital público em Fortaleza
          Registro da professora universitária e escritora Lourdinha Leite Barbosa em seu Facebook revela o depoimento de um notável médico cearense, o Dr. José Maria Ponte, sobre o que viu no hospital Frotinha de Parangaba. Pela importância do documento vou  reproduzi-lo. Lourdinha disse ser “a mais dura descrição da saúde no município de Fortaleza”:
 
"É INCRÍVEL O QUE VI HOJE
          “Fui hoje ao Frotinha de Parangaba resolver um problema burocrático e fiquei chocado com o que vi. Trabalhei muitos anos naquela emergência e aprendi a gostar daquele hospital, apesar de todas dificuldades. Fui à cozinha cumprimentar as cozinheiras, fui ao centro cirúrgico cumprimentar aquelas abnegadas funcionárias da enfermagem e fui à emergência cumprimentar o pessoal do plantão e ao entrar tomei um susto, pois não esperava ver o que vi: mais de 60 pessoas nas macas esperando um leito, macas normais e várias macas baixinhas deixadas pelas ambulâncias que chegam com os pacientes e como não tem onde deixá-los, são obrigados a deixar os pacientes com as macas; ninguém se entendia, não dava para caminhar livremente pela emergência, pois não tinha espaço, era maca colada em maca e eu fiquei pensando: o inferno é aqui.
          “Conversei com o pessoal da enfermagem e pensei: que pessoal abnegado!. Não terminou: ao passar pelo corredor o encontrei cheio de macas que quase me impedia de caminhar e no corredor interno muita gente sendo hidratadas com soro e todas sentadas em cadeiras desconfortáveis.
            “Quero parabenizar àqueles funcionários, dos médicos ao pessoal da limpeza por ter que tratar aqueles pacientes em um ambiente tão hostil e continuar dando conta do recado, apesar deste ministro da saúde vagabundo dizer que médicos no Brasil fazem de conta que trabalham. Encontrei uma colega médica que estava desesperada sem saber o que fazer com aquela tragédia e pensei: se esta colega continuar trabalhando nestas condições vai morrer cedo.
            “Depois de muitos e muitos anos lutando, tentando melhorar a saúde pública, vejo-a cada dia pior. Fiquei muito chocado com tudo que vi na tarde de hoje, mas não terminou: estava já no carro saindo do hospital quando uma amiga de longos anos me viu, ainda na parte interna do hospital, me deu com a mão, parei o carro e ela se aproximou desesperada e me pediu para arranjar um leito para o seu filho que estava há vários dias naquela emergência, deitado em maca desconfortável, vítima de um acidente e que esperava um leito para que ele pudesse ser operado, no início fiquei sem saber o que dizer, depois resolvi explicar para aquela sofrida mãe as condições da saúde pública no nosso pais.
            “Quando consegui sair do hospital, vinha sozinho no carro pensando: enquanto dezenas de milhares de brasileiros se encontram naquelas condições de desespero à procura de um leito para puder se tratar, o nosso presidente está gastando bilhões e bilhões de reais para comprar parlamentares para que os mesmos votem no dia 2 de agosto na sua inocência (...).

          “Tenho nojo destes políticos que resolveram assaltar nosso país, deixando nosso povo na miséria e 14 milhões de desempregados, com a violência rondando nossas casas e os usuários do SUS morrendo por falta de uma saúde pública de qualidade.
            Desculpem o desabafo, mas depois do que meus olhos viram hoje, fiquei na obrigação de falar para todos meus amigos do facebook e peço encarecidamente que cada pessoa que ler esta postagem por favor compartilhe.
         “Temos que reagir. Obrigado  por perder um pouquinho de seu tempo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário