02.08.2017

Questão do turismo regional ainda sem solução
                                      Foto Fecomercio
         Apenas dois dos cinco deputados federais convidados participaram da reunião convocada pelo Conselho Empresarial de Turismo do Ceará, organismo da Fecomercio, para discutir  pontos considerados essenciais para o turismo cearense, que são os mesmos para todo Nordeste:  Reforma Trabalhista, sobretudo, Trabalho Intermitente; Legislação sobre o Ecad – necessidade de transparência e tabela de valores aplicados; Airbnb e os novos modelos de hospedagens; PL 2430/2003 – que dispensa o visto para entrada de turistas dos Estados Unidos da América. Estiveram presentes os deputados  Raimundo Gomes de Matos (PSDB)  e Domingos Neto (PSD).
  A abordagem dos temas começou pelo deputado Raimundo Gomes de Matos afirmando que “o legislativo tem buscado dar uma resposta aos anseios do povo”  sobre a Reforma Trabalhista, ainda em tramitação, Ele ressaltou  que “a demora da reforma está  prejudicando  os interesses do Estado”,  citando a vinda de empresários coreanos que pretendem se instalar no Pecém, “mas só com aprovação das reformas”. Quanto ao Ecad, ele disse ser  que preciso  “uma assessoria especifica para defender os interesses dos usuários”. 



           Para o deputado Domingos Neto “há uma crescente  diminuição do prestígio do turismo no congresso no momento atual”, afirmando que    “temos o pior exercício de administração financeira dos últimos anos, com um orçamento de apenas R$ 40 milhões para o turismo”. 
            Diante do exposto, com falta de projetos e pautas paradas, a executiva  Enid Câmara, presidente da Câmara Setorial de Eventos do Ceará e Diretora da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, com sede em São Paulo,  resumiu esta situação afirmando que “o turismo é o retrato das nossas lideranças”.
            Os presidentes do Sindihotéis-CE, Manoel Cardoso Linhares, e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis-CE,  Eliseu Barros, criticaram situações como a concorrência desleal do Airbnb, que está levando ao fechamento de hotéis e atuando sem regulamentação para a cobrança de impostos.
           Para Eliseu Barros, outra situação criticada pelos hoteleiros é a exigência de apartamentos adaptados para cadeirantes. De acordo com as normas do Ministério do Turismo, os hotéis são obrigados a terem 10% de apartamentos adaptados. Eliseu Barros disse que a demanda não justifica e prejudica a ocupação, já que as pessoas normais não querem ocupar os quartos adaptados.
                                 Foto Fecomercio
           A presidente do Conselho Empresarial de Turismo do Ceará, Circe Jane Teles, afirmou ao blog que esta mesma pauta será levada para uma ampla reunião, em Brasília, quando deverão estar presentes acentuado  número de deputados da bancada nordestina, cujos empresários dos Estados da região atravessam  os mesmos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário