24.04.2017

Eleição na França
Um iniciante e uma veterana no segundo turno
          Com o total das urnas apuradas da eleição de domingo, este primeiro turno das eleições para a escolha do novo Presidente da França leva o candidato independente Emmanuel Macron, que disputa seu primeiro cargo eletivo, para o segundo turno com a ultra conservadora Marine Le Pen. O próximo embate será no dia 7 de maio, data do segundo turno das eleições. Eles derrotaram o partido centro/direita de François Fillon e a extrema esquerda de Jean-Luc Mélenchon.

Quem são:
Emmanuel Jean-Michel Frédéric Macron 
 
           Nasceu em Amiens em 21 de dezembro de 1977. É um político, funcionário público e banqueiro francês. Estudou Filosofia na Universidade Paris X, em Nanterre, e concluiu um mestrado em políticas públicas no Instituto de Estudos Políticos de Paris, e depois se formou na Escola Nacional de Administração em 2004. Em seguida, passou a trabalhar na Inspeção-Geral de Finanças antes de se tornar um sócio do banco Rothschild.
Membro do Partido Socialista entre 2006 e 2009, foi nomeado secretário-geral adjunto da Presidência da República por François Hollande  em 2012, e se tornou ministro da economia em 2014. Como ministro, apoiou reformas pró-empresariado. Ele saiu do governo em agosto de 2016 para lançar sua candidatura à presidência na eleição de 2017 a qual anunciou oficialmente em novembro de 2016, poucos meses após fundar seu próprio partido político, o Em Marcha!.
 Mas, Macron já começou a ser criticado, segundo a mídia francesa, porque cometeu o seu primeiro deslize, apesar de ter feito operário chorar com seu discurso “la France qui souffre” (a França que sofre), foi comemorar a sua passagem para o segundo turno na “brasserie” La Rotonde, em Montarpnasse, com seus amigos ricos, segundo registra a revista “Le Point”.

Marion Anne Perrine Le Pen
             Mais conhecida como Marine Le Pen, nasceu  Neuilly-sur-Seine, Altos do Sena, 5 de agosto de 1968), é  advogada e política de direita da França. Deputada do Parlamento Europeu desde 2004, foi eleita presidente da Frente Nacional em 16 de janeiro de 2011, em substituição a seu pai, Jean-Marie Le Pen. É também conselheira regional da região administrativa de Nord-Pas-de-Calais desde março de 2010 e conselheira municipal da comuna de Hénin-Beaumont desde março de 2008.
Foi candidata à presidência da França nas eleições de 2012. Em 7 de março de 2011, o jornal Le Figaro deu Marine como franca favorita nas pesquisas eleitorais para a eleição de 2012, com 24% dos votos, à frente do presidente Nicolas Sarkozy e do pré-candidato do PSF, já tendo garantido sua passagem para o segundo turno das eleições presidenciais. Entretanto, no primeiro turno das eleições presidenciais francesas de 2012 ficou em 3º lugar, atingindo 18% dos votos, imediatamente atrás de Sarkozy e, dois lugares abaixo de François Hollande, candidato socialista e vencedor do primeiro turno. Foi o melhor resultado da Frente Nacional em eleições na França. (Fonte: Wikepedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário