19.04.2017

As faculdades de Direito não ensinam  fazer acordos
          Conversando com o blog o advogado, contador e  professor Gerson Fonteles, Doutor pela Universidade de Salamanca, autor do livro “O Estado Mínimo e a Corrupção”, falou sobre a falta de uma cadeira que ensine fazer Acordos nas Faculdades de Direito. “Isso resolveria o acumulo de processos  na Justiça e diminuiria os custos processuais”, disse.
“Eu faço  uma crítica ao ensino do Direito no Brasil porque, em média, passa-se 5 anos ensinando ao novo advogado a simplesmente litigar;  paradoxalmente,  as faculdades de Direito não têm cadeiras de Acordos e, na minha visão, como profissional do Direito, eu entendo que acordar é tão difícil quanto litigar, só que os litigantes esquecem que essas demandas, segundo estatísticas do CNJ, levam  até 8 anos em média. Então, como os processos  impõem  uma canseira pelo tempo devido os recursos, devido os tribunais estarem todos lotados de demandas, eles demoram muito  e aí o custo, com a demora, se alonga.
         “Se o litígio atinge 8 anos em média porque não gastar tempo no início da demanda para fazer o acordo. Isso poderia ser feito  juntando as partes envolvidas. Eu já faço isso há mais de 20 anos, juntando as partes e seus advogados  em meu escritório, e procuro argumentar que essa demanda não vai muito longe, desde que a gente sente e tente se  aproximar, evitando a radicalização. Às vezes acordar é ceder,  é procurar aproximar da outra posição. Isso barateia o processo, é economia  para o Estado e  todo mundo ganha.
“Às vezes você pode ir até o último grau, ter uma belíssima de  sentença, mas não tem mais o que recuperar porque, se for no âmbito empresarial, a empresa já se desfez, já se  tornou massa falida, o que leva a uma vitória de Pirro, infrutífera”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário