12.02.2017

Pernambuco veio conhecer ações do Ceará de convivência com a seca
          Uma comitiva do Governo do Estado de Pernambuco esteve no Ceará para acompanhar as ações de convivência com a seca que estão em andamento para a garantia do abastecimento d'água nos municípios cearenses, apesar dos cinco anos seguidos de estiagem. A visita se encerrou na sexta-feira (10) quando os visitantes acompanharam a reunião semanal do Grupo de Contingência, que debate e planeja ações para garantir o abastecimento hídrico em todos os municípios mesmo durante o longo período de chuvas abaixo da média.
        De acordo com o assistente da presidência da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Sérgio Torres, exemplos do Ceará deverão ser aproveitados pelo Governo de Pernambuco, entre elas a Comissão de Segurança Hídrica. “Nós vimos tanto sob o ponto de vista técnico, como sob o ponto de vista institucional, diversas configurações que a gente pretende levar algumas, que se adaptam para o nosso estado”, projetou.
         Entre as experiências exitosas compartilhadas estão: a implantação de abastecimento contingenciado, instalação de adutoras de montagem rápida, captações emergenciais, aproveitamento de açudes urbanos, recirculação de água no processo de produção de água tratada, utilização de volume morto de mananciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário