Postagem do dia 19.01.2017

Não estão garantidas boas e regulares chuvas
          Em evento realizado no auditório do Palácio da Abolição, nesta quarta-feira (18), a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), divulgou  o prognóstico para a quadra chuvosa de 2017. Depois de cinco anos de seca, a probabilidade de chuvas dentro da média histórica é de 40% para os meses de  fevereiro, março e abril. O cenário inspira cuidados e continuidade nas ações de segurança hídrica.
Regiões do Ceará
Apresentado pelo presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins (primeira foto), o prognóstico trouxe as probabilidades de cada uma das três categorias (abaixo, em torno e acima da média histórica) referentes ao acumulado de precipitações dos próximos meses. No Ceará, há 30% de probabilidade para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 30% para a categoria acima da média.
          Com relação aos setores do Estado, no Noroeste (De Sobral a Acaraú passando pela Serra da Ibiapaba) a probabilidade para a categoria abaixo da média é de 25%, para a categoria em torno da média é de 35% e para a categoria acima da média é de 40%.
         Já no sudeste (municípios do Cariri)  as probabilidades apontam 35% para a categoria abaixo da média, 40% para a categoria em torno da média e 25% para a categoria acima da média.
Eduardo Sávio explicou que  "O setor sudeste é o que mais nos preocupa por conta do aporte de água dos reservatórios mais estratégicos do Estado, como o Castanhão, Orós, etc", observou.
Açude Orós
       As demais regiões Norte, Sertões, Jaguaribe e Centro-Sul deverão permanecer abaixo da média em torno de 40%. No mês de fevereiro, a Funceme vai elaborar e divulgar um novo prognóstico meteorológico sobre a quadra chuvosa, em referência aos meses de março, abril e maio deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário