12.01.2017

Substituindo  cadáver por mumificação e plástico

          Quem imagina aula de anatomia apenas com cadáveres em cima de mesas numa sala cheirando a formol vai mudar conceitos ao saber o que tem a ensinar o Curso de Técnicas Anatômicas Prof. Hidelgardo Rodrigues, realizado pela Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA), no Departamento de Morfologia da Universidade Federal do Ceará.
        Pela primeira vez o curso acontece no Estado e apresenta técnicas consagradas de preservação de corpos para estudo, como a milenar mumificação, ao lado de outras inovadoras, como a pintura corporal (body painting) e a plastinação. Esta última, criada em 1977 pelo artista e anatomista alemão Gunther von Hagens, substitui líquidos e gorduras de corpos por materiais plásticos, facilitando a preservação e manipulação. O trabalho de von Hagens já foi visto em Fortaleza na exposição "O fantástico corpo humano".
       O curso é realizado anualmente em uma cidade diferente do Brasil. A edição em Fortaleza é a 16ª e começou na segunda-feira (9), prosseguindo até sexta-feira (13). Tem o objetivo de capacitar professores, técnicos e estudantes nas diversas técnicas de anatomia com fins de ensino.
A Profª Delane Gondim, do Departamento de Morfologia da UFC, coordena o curso e tem o apoio, na organização, da equipe do Museu de Anatomia e Arte (Musanart), das ligas de Anatomia e Cirurgia (LAC) e de Anatomia de Cabeça e Pescoço (Lacape). Para efeito de exercícios práticos, estão sendo utilizadas partes orgânicas de animais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário