26.12.2016

Quadro de seca em 2017 apavora a todos nordestinos
          O drama é visível. A jornalista Miriam Leitão publicou no jornal o Globo neste sábado, 25, artigo relatando opinião científica sobre o quadro de chuvas no Nordeste para 2017. E o dito não é nada animador. Vejamos alguns detalhes do que ela escreveu:
        “Cientistas do governo alertam que o Nordeste pode ter em 2017 o sexto ano consecutivo de seca, o que é um comportamento inédito do clima na região. Para que o problema climático não se transforme em uma crise social, o climatologista Carlos Nobre acha que será preciso o governo manter os vários programas sociais que mitigaram o drama regional nos últimos anos.
        “Os cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) reuniram-se para analisar as previsões climáticas com outros órgãos do governo e fecharam o cenário de que há alto risco de um novo ano seco no Nordeste.
        “A explicação científica é que quando La Niña é muito fraca, ela não altera as condições do Oceano Pacífico atingido pelo El Niño. Neste caso, o Oceano Atlântico passa a ser mais determinante para o clima. Pelos cálculos, o risco de o índice de chuvas na região ser abaixo da normalidade é de 45%.
        O problema é a sucessão de anos secos que já pega a região depauperada e os açudes secos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário