28.11.2016

Mulheres agredidas terão casa em Fortaleza
          A deputada Fernanda pessoa (PR) esteve em Brasília na semana passada na busca por mais políticas para as mulheres cearenses e, junto com a deputada federal Gorete Pereira (PR, foto abaixo), conversaram com a secretária Fátima Pelaes, da Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, a fim de fortalecer parcerias para o Estado e cobrar a celeridade das obras da Casa da Mulher Brasileira que está em construção em Fortaleza.
          A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento completo, “uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres e vem para garantir condições de enfrentamento da violência, empoderamento da mulher e sua autonomia econômica” disse Fernanda Pessoa. No dia 8 de dezembro farão uma visita técnica a Casa da Mulher em Fortaleza.

A cada 10 minutos uma mulher sofre agressão
         De acordo com a ONU, no Brasil, 43% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; e para 35%, a agressão é semanal. Mais de 100 milhões de meninas poderão ser vítimas de casamentos forçados durante a próxima década. Num ranking mundial que analisou a desigualdade de salários em 142 países, o Brasil ficou na posição 124.                                               
          Em todo o mundo, 52% das mulheres economicamente ativas já sofreram assédio sexual no ambiente de trabalho . 70% de todas as mulheres do planeta já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência em, pelo menos, um momento de suas vidas — independente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social. O Brasil é o quinto país do mundo em número de assassinatos de mulheres, segundo o Mapa da Violência de 2015.
        No Ceará, a Delegacia de Defesa da Mulher estima que 65% das mulheres assassinadas sejam vítimas de crimes passionais. Ou seja, a cada 10 mulheres mortas, seis são vítimas de feminicídio, cometidos por namorados, maridos ou ex-companheiros. Em dez anos, de 2006 a 2016 registros de violência contra a mulher somaram 24.855 casos, ou seja a cada 3 horas uma mulher cearense é vítima de algum tipo de agressão. O que corresponde a 8 mulheres por dia e 3 mil vítimas por ano. São mulheres com idade entre 34 a 65 anos.(Dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social do Ceará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário