11.11.2016

Recursos garantidos, mas falta autorização do TCU
          Quanto à transposição, em reunião em Brasília com prefeitos cearenses sobre a questão da água, o senador Eunício Oliveira (PMDB) disse que “Os recursos já estão garantidos.
         "Nós estamos buscando junto ao Tribunal de Contas da União a liberação para uma contratação emergencial, que só será feita se o TCU liberar. Assim, de imediato, essas obras seriam retomadas e, no máximo em 120 dias, teríamos água passando pelo canal e chegando ao açude Castanhão para o abastecimento de água de Fortaleza e da Região Metropolitana”, explicou Eunício.
          Na mesma nota enviada pela a assessoria do senador Eunício diz-se que o ministro “Helder Barbalho (foto) destacou que deixará pronto um processo de dispensa de licitação, para o caso do TCU referendar o procedimento. Como o Governo Federal ainda não conta com essa autorização, o ministério está conduzindo um Regime Diferenciado de Contratação, que dá mais celeridade ao processo. “Se não houver qualquer intercorrência judicial, chegaremos com a água até agosto de 2017 no reservatório Jati, que fará a conexão com o Cinturão das Águas, adentrando no Estado do Ceará esse importante benefício”, assegurou.
       Aí eu fiquei sem saber de nada: Eunício promete água para em 120 dias e o ministro Barbalho afirma que só em agosto de 2017.

Depoimento de um repórter
        Do Jornalista Nelson Faheina:  “Meu caro José Rangel, a irresponsabilidade dos nossos governantes é grande demais. Quando as obras de transposição do Velho Chico foram iniciadas, há 13 anos, eu estive em Cabrobó, PE onde fiz uma reportagem para a TV Diário. Na época o canteiro de obras estava lotado de máquinas pesadas, engenheiros e todo um esquema montado para que tudo desse certo.
         “O tempo passou, bilhões de reais foram liberados, mais de 70% dos recursos foram para o bolso de políticos corruptos e donos de empreiteiras´, ninguém foi punido e não sabemos, ainda, quando a obra será concluída. Sabemos, sim, que vai faltar água para abastecer milhares de pessoas, em muitas cidades do Vale do Jaguaribe e Região Metropolitana de Fortaleza.
        O açude Castanhão tem pouco mais de 5% de sua capacidade e o açude Orós, está nas mesmas condições. Vamos rezar para termos um bom inverno, porque as águas do São Francisco não vão chegar ao Ceará, nem mesmo, no final de 2018”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário