12.10.2016

Protestos contra proibição de vaquejada explodem no Ceará
          Vaqueiros e apoiadores da vaquejada realizam um protesto na manhã de terça-feira (11) em frente ao Clube do Vaqueiro, no Quarto Anel Viário, no Eusébio, e em vários outros pontos do Estado. Eles são contrários à decisão do Supremo Tribunal Federal que derrubou uma lei cearense que regulamentava a prática.  
        O grupo seguiu em um comboio de caminhões pela BR-116. A estimativa dos organizadores é que o ato reuniu aproximadamente 80 caminhões. A organização não estimou quantas pessoas participam do protesto.
          "É um pedido de socorro dessas pessoas. A manifestação teve pouquíssimo tempo para se articular e é espontânea: temos vaqueiros, tratadores e outras classes, que decidiram se reunir para que pudesse aparecer dentro desse processo", diz o vice-presidente da Associação Brasileira de Vaquejada, Marcos Lima.
          Ele destaca que outros atos foram articulados também no interior do estado. "O objetivo de todas as manifestações que estão  acontecendo hoje – e  são pelo menos cinco no Ceará - , é chamar atenção para aquilo que pareceu ser pouco discutido nesse processo em Brasília, que é a importância econômica e social da vaquejada. Houve manifestações em Brejo Santo, no Cariri, e também em vários outros municípios.

          "A gente não tem solução é para o desemprego em massa com uma proibição dessas. A prática já é cultural, muitas vezes a fonte de renda que muitos têm ou tiveram, com pessoas que dificilmente seriam recolocadas no mercado de trabalho. A preocupação é com os 600 mil empregos gerados", argumenta o vice-presidente.
          Por 6 votos a 5, os ministros consideraram que a atividade impõe sofrimento aos animais e, portanto, fere princípios constitucionais de preservação do meio ambiente. Apesar de se referir ao Ceará, a decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais. (G1 com reportagem do blog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário