12.10.2016

O Dia da Padroeira do Brasil
          Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira doBrasil.. Venerada na Igreja Católica,  Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota da Virgem Maria atualmente alojada na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade deAparecida, em São Paulo.
          Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo,[4] capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
          Há duas fontes sobre o achado da imagem, que se encontram no Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida (anterior a 1743) e no Arquivo da Companhia de Jesus, em Roma: a história registrada pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757, cujos documentos se encontram no Primeiro Livro de Tombo da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá.[5]
          Segundo os relatos, a aparição da imagem ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717,        em uma pescaria, quando o povo de Guaratinguetá decidiu fazer uma festa em homenagem à presença de Dom Pedro de Almeida.  Esta foi a primeira intercessão atribuída à santa. (Mais detalhes no Wikepedia).



0BS: Para acessar a continuação da coluna clique em Postagens mais Antigas, por favor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário