A Casa do Cidadão da Assembleia Legislativa, por meio de parceria firmada com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizou no início do segundo semestre deste ano, no período de agosto e os 13 primeiros dias de setembro, 3.051 atendimentos, com a emissão de 781 Registros Gerais (RG); 184 Cadastros de Pessoa Física (CPF); 92 declarações de gratuidade de certidões emitidas pelos cartórios da Capital e 1.994 informações. Esses dados se somados desde janeiro totalizam 18.931 atendimentos.
Para solicitação de primeira e segunda via de RG e CPF é necessário certidão de nascimento, caso a pessoa seja solteira, ou de casamento, original e xerox; duas fotos 3x4 recentes; em caso de segunda via, a xerox do documento anterior ou B.O; e a taxa de pagamento.
O Ceará era o único estado brasileiro que emitia o documento de identidade sem custo, mas a partir deste ano é necessário pagar R$ 44,33 para obter a segunda via, medida essencial para que possa garantir mais segurança e responsabilidade para a população. Existem isenções para aquelas pessoas que estão recebendo o seguro desemprego e são cadastradas pelo Número de Identificação Social (NIS) ou apresentam B.O por motivo de roubo.
O atendimento da Casa do Cidadão para à população é realizado
de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O CPF é entregue na hora, enquanto o RG em 30 dias, segundo informa a jornalista Aline Pessoa. Mais informações: Casa do Cidadão: (85) 3277 2786/ 3277 2782.
Nenhum comentário:
Postar um comentário