20.06.2016

Pecnordeste 2016  começa nesta terça-feira
          O XX Seminário Nordestino de Pecuária - Pecnordeste será aberto nesta terça-feira, 21, às 10 horas, no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, ocasião em que será lançado o selo e o carimbo comemorativos aos 20 anos do evento.
          Haverá  ainda   a entrega da Medalha do Mérito Rural Prisco Bezerra, que vem sendo conferida desde 20O2, a diversas instituições e personalidades. Flávio Saboya (foto), presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, entidade promotora, conduz o evento.
          Este ano os homenageados são a Adagri -Agência de Defesa Agropecuária - pelo trabalho que realizou na evolução do status sanitário do Ceará classificado  como zona livre de febre aftosa com vacinação;  a produtora rural Zimar Pinheiro Diógenes, a primeira mulher a assumir um sindicato rural- o de Jaguaribe,
e o Presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento (foto), que tem sua origem como técnico dos projetos de iriigação de Curu-Paraipaba e Morada Nova,  tendo sido  ainda, coordenador da Ematerce e secretário de agricultura de Piquet Carneiro, cidade da qual hoje é Prefeito.
        O evento é o único do Brasil pois  reúne  num mesmo ambiente sete segmentos pecuários (em 11 auditórios simultâneos ) e  tem por finalidade discutir os problemas e soluções para as sete cadeias  produtivas do agronegócio da pecuária: apicultura, avicultura, aquicultura e pesca, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura, e ainda dois  segmentos não pecuários, o artesanato e o turismo, mas que impactam na renda do produtor .
        Serão ofertadas 120 palestras técnicas, 31 oficinas de Capacitação , das quais 6 de gastronomia,  3 Seminários,  Uma exposição de caprinos e  bovinos  de leite-Pecleite, uma Galeria de Cavalos Garanhões da Raça Quarto de Milha, Encontro de  Presidentes de Sindicatos Rurais  e de Instrutores do Senar. Estão previstas ainda a participação de 100 caravanas de produtores, com cerca de 4.400 pessoas, caravana com cerca de 500  alunos  do Programa Pronatec,  que irão receber sua certificação, 80  alunos da Rede Etec - de ensino à distância ( curso Técnico em Agronegócio). 
        Terá  ainda,  o Espaço de Cidadania  com a oferta de serviços aos produtores e visitantes, e no Espaço Cultural , a partir 20  horas, Forró  do Pec  aproveitando o período junino. A coordenação-geral de tudo isso é de Paulo Hélder Braga (foto), vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará. (Fonte: Jornalista Silvana Frota, Ascom/Faec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário