11.05.2016

Sampaio lembrado pela AL  nos 150 anos de Tuiuti

         Para comemorar os 150 anos da Batalha de Tuiuti,  ocorrida na Guerra do Paraguai, foi realizada, na tarde desta terça-feira (10/05), sessão solene no Plenário 13 de Maio (foto). A homenagem foi requerida pelo deputado Manoel Duca (PDT-foto abaixo).
          “Hoje homenageamos o Exército Brasileiro, aqui representado pela 10ª Região Militar, pelo legado dos milhares de combatentes que tombaram com honra e glória na defesa da nação brasileira. Os valores de coragem, determinação e bravura deixados são hoje praticados e cultivados pelas gerações”, afirmou o parlamentar.
          Para o deputado Fernando Hugo (PP-foto), a batalha evidencia a vitória da garra, da luta e da coragem. “Os eventos históricos patrióticos deveriam ser comemorados por todas as escolas do Brasil, para que tivessem eles todos a convicção total do quão importante são esses fatos na evolução histórica desse país amado chamado Brasil”, afirmou.
          A Batalha de Tuiuti, conhecida como a Batalha dos Patronos, ocorreu em 24 de maio de 1866, em território paraguaio, envolvendo também a Argentina e o Uruguai.  Na ocasião, destacaram-se o marechal Osório, o brigadeiro Sampaio e o coronel Mallet, consagrados, posteriormente, como Patronos das Armas de Cavalaria, Infantaria e Artilharia do Exército Brasileiro.
         Segundo o comandante da 10ª Região Militar, o general de divisão Marco Antônio Freire Gomes (foto),   “esta sessão solene é um momento de reflexão do sentido de ser brasileiro, cultivando o sentimento de civismo e patriotismo na Casa do Povo”.
          Durante a solenidade  foram homenageados  com o recebimento de placas comemorativas o Comando Militar do Nordeste e a 10ª Região Militar, representados pelo general de divisão Marco Antônio Freire Gomes; a Legião de Infantaria, por meio do general de divisão Júlio Limaverde Campos de Oliveira; o 23° Batalhão de Caçadores e o brigadeiro Félix Sampaio Farias (in memoriam), representados pelo tenente-coronel José Abinoan de Sousa Filho, bisneto do brigadeiro Sampaio. (Fonte; Ascom/AL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário