01.04.2016

Tremembés registram cultura de seu povo em livros
          "A Universidade será cada vez mais Universidade se se abrir para a diversidade", foi o que afirmou o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, na solenidade (foto) de lançamento da maior coleção autoral indígena já produzida no Brasil, que consta de 19 livros produzidos por professores indígenas Tremembé de Almofala (distrito do município de Itarema, localizado a 248 km de Fortaleza). O Vice-Reitor disse, ainda, que a Universidade deve lembrar que, além de ensinar, ela aprende. E agradeceu aos que fazem o Magistério Indígena Tremembé Superior (MITS) pelo que ensinam.
          Para o Prof. Babi Fonteles, coordenador do MITS, aquele era um momento de agradecimentos e emoção, que teve início há 25 anos e o apoio de "várias mãos".
        Assinam as obras 36 professores graduados pela UFC, em 2013, que fizeram o MITS, compondo a primeira turma de indígenas docentes formados em uma universidade no Nordeste e uma das primeiras do Brasil. Confira a lista completa das obras lançadas: http://goo.gl/P2xnRd.
        A solenidade no Salão Nobre da Reitoria foi encerrada com apresentação do cantor Marcos Lessa, interpretando "Siará Grande", música de sua autoria em homenagem ao povo Tremembé. Em seguida, todos os presentes se dirigiram aos jardins da Reitoria quando o Torém foi dançado (foto) numa grande roda que incluiu os convidados, inclusive o vice Custódio Almeida. (Fonte: Prof. Babi Fonteles, coordenador do MITS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário