04.01.2016

Relatório da ONU:
Brasileiras estão em situação melhor no mercado de trabalho
          Relatório das Nações Unidas mostra um aumento do salário das mulheres no Brasil que conseguiram mais empregos com carteira assinada nos últimos anos. O início dos anos 2000 foi extremamente favorável para as mulheres brasileiras que estão no mercado de trabalho. Se em 1995 elas ganhavam 38% menos do que os homens, essa proporção caiu para 29% em 2007.
          O dado consta do relatório global “O Progresso das Mulheres no Mundo 2015-2016: transformar as economias para realizar direitos”, divulgado  pelas Nações Unidas (ONU).
          No mercado com carteira assinada, a participação das mulheres subiu de 30% para 35% do total de quem trabalhava no País entre os anos de 2001 e 2009. Em igual período, o peso das trabalhadoras na população economicamente ativa do Brasil subiu de 54% para 59%. “O êxito do Brasil na criação de empregos decentes é resultado de um conjunto de políticas econômicas e sociais. A política macroeconômica voltada a gerar um crescimento inclusivo contribuiu para a criação de empregos”, diz a ONU.
          O relatório das  Nações Unidas aponta algumas políticas públicas que foram essenciais para reduzir a pobreza no Brasil a partir de  2000. O aumento do salário mínimo teve, por exemplo, uma contribuição de 66% na queda da situação de pobreza, seguido das aposentadorias (16%) e do Bolsa Família (12%).Fonte: Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário