01.02.2016

O rio Pacoti pede socorro urgente
          Alerta pessoas da região que inclusive postaram estas fotos no grupo Fórum de Turismo do Ceará no “WhatsApp” sobre a “agonia” lenta do rio Pacoti, outrora caudaloso e que alimentava o mar da Praínha. Um dos participantes, Jocildo Luz, se manifestou: “É lamentável que o ser humano continue a maltratar a natureza.
          O rio Pacoti nasce  na localidade de Pernambuquinho, em Guaramiranga (Maciço de Baturité), passa por Redenção, Acarape, Guaiuba, Pacajus, Itaitinga e Eusébio e faz divisa de Fortaleza com Aquiraz, desaguando na Praínha, numa extensão de 150 quilômetros.
          Depois que o Governo do Estado, através da Cagece, construiu o açude Pacoti/Riachão (foto)  para abastecer de água Fortaleza, há mais de 3 décadas (1981), o rio Pacoti nunca mais teve cheias.  “Falta interesse dos poderes  públicos  e da Cagece, que ainda  coloca dejetos no mesmo”, dizem.
          O Pacoti é hoje a cloaca dos moradores às suas margens.   O projeto Pingo d´Água vem tentando fazer algumas ações para preservar o que ainda resta desse curso d´água cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário