Postagem do dia 28.12.2015

Baixíssima adesão na renegociação das dívidas rurais
          Termina no dia 30 próximo o prazo para renegociação das dívidas contraídas por produtores rurais com as instituições bancárias dentro dos critérios estabelecidos por Medida Provisória do Governo Federal. Em todo Nordeste menos de 8% por cento dos que têm esses débitos assinaram  com os bancos do Brasil e do Nordeste esse acordo. No Ceará, o número não chega  nem a cinco por cento, segundo revelam especialistas na área. Calcula-se que em todo Nordeste existam mais de 30 mil “fazendeiros”  nessa situação.
          O motivo da baixa adesão desses pequenos produtores rurais é simples: as elevadas  taxas de juros e encargos que os bancos fizeram  incidir  sobre as dívidas.
          Por exemplo, produtor que há 10-l5 anos contraiu empréstimo de 65 mil reais pelos cálculos está devendo mais de 800 mil reais. “Ele iria pagar por ano, após a carência, o valor de uma Hilux, ou seja mais de 100 mil reais. Qual a pequena propriedade que rende isso no Brasil?”, pergunta advogado especialista  na questão. Além do mais o contrato seria de uma dívida nova, com todas as suas incertezas,  e não mais a antiga.
Agora, além da seca de quatro anos,  todos adquirem uma preocupação a mais: o temor de perderem suas propriedades para o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil.
Olho vivo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário