23.12.2015

Mulheres cearenses no Parlamento
Em segunda edição, revista e atualizada, a Assembleia Legislativa está publicando pelas edições Inesp o livro “Mulheres no Parlamento Cearense”, trabalho realizado pelo Memorial da Assembleia Legislativa – Deputado Pontes Neto e que foi organizado pelo presidente e ex-deputado estadual Osmar Diógenes (foto).
         O livro data de 2011 “mas o texto ora posto a público é um complemento da edição anterior, com inclusão das deputadas eleitas posteriormente à presente data”, informa na apresentação o presidente da AL, deputado José Albuquerque.
          A primeira mulher cearense a ocupar o cargo de deputada estadual foi Zélia Mota, de Itapajé, que exerceu a função de 1975 a 1978. A segunda foi Douvina de Castro, eleita  em 1979 e reeleita em 1983. Um total de 31 mulheres já exerceram ou exercem mandados no Legislativo estadual; na Câmara Federal são quatro; no Senado, duas; na Câmara Municipal de Fortaleza foram 29, segundo o estudo realizado pelo livro que me foi presenteado pela deputada Fernanda Pessoa (PR).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário