16.12.2015

Exposição celebra o centenário da artista cearense Ciça do Barro Cru
Iniciativa da produtora cultural O Mercador, em parceria com o Museu do Ceará, o evento marca também o retorno às artes de Maria do Barro, filha de Ciça
          “Ciça e Maria: o barro das maravilhas”. Este é o nome que batiza a exposição comemorativa do centenário de nascimento de uma das maiores artistas populares do Brasil – Dona Ciça do Barro Cru (foto), cuja abertura acontece nesta terça-feira, 15,  às 19h, no Museu do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O acesso do público é gratuito.
          Com curadoria de Bárbara Cariry e coordenação geral de Diego Pontes, sócios da produtora cultural O Mercador, a exposição conta  com mais de cem peças, organizada em três segmentos, que dialogam entre si. O primeiro viés será uma exposição inédita  com obras de Maria do Barro (foto), filha de Ciça, que após um hiato em sua produção, retorna às artes, com sua técnica de traços fortes e marcantes - herança estética da mãe.
          Além disso, a mostra  contará com um conjunto de artistas plásticos de várias gerações, que estão produzindo obras especialmente para a exposição, em uma homenagem à artista. Entre os nomes estão: Rosemberg Cariry (foto), assinando uma instalação, com a única peça autoral de Ciça do Barro Cru presente na exposição; além de Descartes Gadelha, Zé Tarcísio, Liara Leite, Sérgio Silveira, Bosco Lisboa, Uinverso (Priscila e Nadiuska Furtado), Pedro Augusto, Leandro Alves, Sérgio Pinheiro, Nilo de Juazeiro e Stênio Diniz.
          Compondo o tripé sobre o qual foi arquitetada a exposição, o público poderá conferir ainda um ensaio fotográfico, realizado pelo fotógrafo paulista Ricardo Tilkian, que nos Anos 70 fez, em Juazeiro, um registro único da obra de Ciça. As fotos serão expostas pela primeira vez no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário