01.12.2015

Diz reitor Henry Campos
“Descartes Gadelha é Doutor Honoris Causa pela grandeza da obra e espírito cidadão"
          Na solenidade que lhe outorgou o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará, o artista plástico Descartes Gadelha fez de sua fala de agradecimento uma retrospectiva da própria vida, na qual se mostrou como o menino que, atento, ouvia as conversas das rodas formadas na calçada em frente a sua casa, o adolescente que se descobriu "desenhador" e o homem que foi tocado pela miséria humana e a transformou em arte.
          O ato foi realizado na noite de sexta-feira (27), no auditório da Reitoria da UFC. Além do homenageado, falaram o Reitor Henry de Holanda Campos e o Prof. Pedro Eymar Barbosa Costa, Diretor do Museu de Arte (MAUC). O Reitor destacou  ser sempre motivo de alegria o ingresso de um membro na galeria de Doutores Honoris Causa da Universidade, mas que, no caso de Descartes, "agrega-se um grande amigo desta casa", que brindou a Instituição com 377 obras de sua autoria, revelando, nesse gesto, imensa generosidade”.
          A mesa que presidiu os trabalhos, além de acolher o Reitor Henry Campos e o homenageado, foi formada pelos professores Custódio Almeida, Vice-Reitor; Márcia Machado, Pró-Reitora de Extensão; Sandro Gouveia, Diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA); Renê Barreira, ex-Reitor da UFC; e pelo Capitão Edir Paixão, do Corpo de Bombeiros do Ceará.
          Após os discursos, seguiu-se apresentação do Maracatu Solar, nos jardins da Reitoria, uma surpresa para seu criador e griô, Descartes Gadelha. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário