Postagem do dia 07.09.2015

Brasil –  independência e crise
          “Em 3 de setembro de 1822, um novo decreto com as exigências portuguesas chegou ao Rio de Janeiro, enquanto D. Pedro estava em viagem a São Paulo. Sua esposa, a princesa Maria Leopoldina (foto), atuando como princesa regente, se encontrou com o Conselho de Ministros e decidiu enviar ao marido uma carta aconselhando-o a declarar a independência do Brasil. A carta chegou a D. Pedro no dia 7 de setembro.
          "No mesmo dia, em cena famosa às margens do Riacho Ipiranga, ele declarou a independência do Brasil, pondo fim aos 322 anos do domínio colonial exercido por Portugal. De acordo com o pesquisador Laurentino Gomes, autor de livro sobre o evento, D. Pedro "não conseguiu esperar a chegada a São Paulo, onde poderia anunciar a decisão".[2] Gomes acrescenta que ele "era um homem temerário em suas decisões mas tinha o perfil do líder que o Brasil precisava na época, pois não havia tempo para se pensar".[2] (Fonte: Wikepedia).
          De lá para cá, 193 anos se passaram e hoje estamos vivendo uma crise institucional, política e econômica, mas nada que não possamos superar democraticamente. Só precisamos de bom senso e determinação. O Brasil já passou por período igualmente difícil e superou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário