07.09.2015

Desaceleração da economia chinesa repercute no Brasil

           Analisando as questões econômicas atuais o articulista Valdemar Menezes (foto) publicou na sua coluna deste domingo no jornal “O Povo”. Escreveu ele:
          “O desequilíbrio na economia tem como causas principais a queda dos preços das commodities (matérias-primas) exportadas pelo Brasil, no rastro da desaceleração da economia chinesa a partir de 2010, bem como pela política de austeridade tomada de empréstimo da oposição e que é indutora de altas taxas de juros e consequente recessão. Isso sem falar nos efeitos da Operação Lava Jato na economia (no que diz respeito ao combate à corrupção é positiva, mas, em relação à economia faltou uma correta política de contratos de leniência para empresas indiciadas que permitisse puni-las sem inviabilizá-las e fechar postos de trabalho).
          E prosseguiu: “A chiadeira no andar de cima seria menor se o modelo econômico fosse do tipo que prevaleceu na época do neoliberalismo tucano: voltado para o atendimento exclusivo de 20% ou 30% da população, simultaneamente com altas taxas de desemprego e arrocho salarial para o andar de baixo. Seria, no entanto, um retrocesso abandonar os mais de 40 milhões de pessoas que ascenderam socialmente nos últimos 12 anos apenas para manter intocadas as margens de lucro dos agiotas locais e internacionais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário