16.07.2015

Carroça de Mamulengos chega a Fortaleza
          Em comemoração aos seus 40 anos de estrada, a Companhia Carroça de Mamulengos fica em cartaz com duas peças na CAIXA Cultural Fortaleza entre 16 e 26 de julho. As montagens Felinda e Pano de Roda integram a programação especial preparada para o público infantil para as férias de julho.
          O elenco é composto por uma charanga de palhaços, duas duplas de gêmeos, uma bailarina tímida, bonecos reais e seres imaginários que rondam suas memórias. Os personagens são interpretados por Schirley França, Maria Gomide, Francisco Gomide, João Gomide, Pedro Gomide, Matheus Gomide, Isabel Gomide, Luzia Gomide, todos membros da mesma família.
          Para Maria Gomide, a montagem é uma metáfora lúdica da trajetória do grupo, que, em 2015, completa 40 anos. “Em cena, estamos todos juntos, três gerações da nossa família, que se esforça em colorir corações não somente nos teatros, mas nas ruas e praças de diversas cidades Brasil afora”, explica.
          Sobre a companhia: A Carroça de Mamulengos nasceu em 1975, em Brasília, depois do primeiro contato de Carlos Gomide com uma das mais tradicionais formas de teatro genuinamente brasileiras: o teatro de mamulengos. Em 1978, Carlos conheceu Antônio do Babau, mestre bonequeiro, que o estimulou a viajar ao Nordeste a fim de aprofundar seu aprendizado. O nome Carroça de Mamulengos reflete a importância dessa vivência. O grupo se diz único no objetivo de manter a tradição, que remonta à Idade Média, de desenvolver um fazer teatral familiar em que as técnicas teatrais são passadas de geração para geração, uma espécie de saltimbancos modernos.
        Oficina: Além das duas montagens, a companhia realizará a oficina Brinquedos e brincadeiras, em 25 de julho, às 14h. O objetivo é ensinar os participantes a construir brinquedos tradicionais artesanais, como o roi-roi, currupio, pião, mané gostoso e joão teimoso, entre outros, utilizando materiais reciclados.
Serviço:
Local: CAIXA Cultural Fortaleza
Endereço: Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Informações: (85) 3453-2770
Atendimento à imprensa:
Kelvia Alves – (085) 9943-4767 - (85) 3266-2551
kelvia.souza@grupoinforme.com.br
Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Fortaleza (CE)
Kennedy Saldanha – (085) 8872.8924
kennedysaldanha@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário