06.07.2015

158 anos da Capitania dos Portos
 Nesta sexta-feira, 10, cerimônia cívico-militar alusiva aos 158º.aniversário da Capitania dos Portos do Ceará, marcada para 11h30, na sede da Capitania. O Capitão dos Portos, Capitão-de-Mar-e-Guerra Marcelo Campbell Maud (foto) anfitriona. 
         A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) é uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Com sede em Fortaleza, no estado do Ceará, é subordinada diretamente ao Comando do 3º Distrito Naval.
    Uma das mais antigas unidades da Marinha, foi criada pelo Decreto nº 1.944, de 11 de julho de 1857, por ordem do Imperador Pedro II do Brasil (1840-1889), e instalada num edifício localizado entre as avenidas Pessoa Anta e Alberto Nepomuceno, local onde funcionou a primitiva Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará. Em 1900 mudou de endereço, fato que se repetiu em mais cinco ocasiões até à conclusão da atual sede, na Av. Vicente de Castro, 4917, Mucuripe.
           A CPCE é responsável, no estado do Ceará - nomeadamente nos portos de Fortaleza e Pecém -, pela segurança do tráfego aquaviário, pela salvaguarda da vida humana no mar e pela prevenção da poluição hídrica. Contribui para a orientação, coordenação, e controle das atividades concernentes à Marinha Mercante e organizações correlatas.
        Com relação ao preparo e qualificação de pessoal aquaviário e portuário, responde pelo planejamento, coordenação e aplicação dos cursos do Ensino Profissional Marítimo. Para o adequado cumprimento de suas funções conta com uma Agência subordinada no município de
Camocim. (Fonte: Wikepedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário