05.04.2015

Uma carreira médica para o Brasil
          Com avantajada experiência em todos os setores da educação no Brasil, o ex-reitor da Universidade Federal do Ceará, que também foi Secretário da Educação e Secretário da Educação Básica, Paulo Elpídio de Menezes Neto (foto), postou no Facebook um comentário sobre o programa Mais Médicos que, por oportuno, transcrevo:
              “Continuando os comentários interrompidos: O Programa Mais Médicos (Foto) preencheu, de fato, necessidades vitais do atendimento à saúde em muitas regiões afastadas das cidades. O que se questiona, e com algum motivo, admitamos, é que a vinda de médicos estrangeiros para preencher a lacuna de atendimento tenha sido feito através de um contrato pelo qual são transferidos repasses importantes ao governo de um país e não aos médicos que vêm. “Esses "missionários"recebem quantia insignificante e se obrigam a uma disciplina que escapa ao controle dos órgãos brasileiros. Até hoje não existe no Brasil uma carreira médica para levar profissionais de saúde a regiões afastadas dos centros urbanos para atendimento da enorme demanda por atendimento.
         
          “O Brasil possui mais faculdades de medicina do que os Estados Unidos, algumas de qualidade mais que duvidosa. Há, bem ou mal, uma enorme produção de médicos sem emprego. Crie-se uma carreira médica, com remuneração adequada e crie-se uma infra-estrutura de atendimento (hospitais, enfermarias, postos de saúde...), que medicina não é um ato de fazer milagres com as próprias mãos -- e este quadro lamentável será mudado. Com ou sem médicos estrangeiros, mas com contratos diretos, sem intermediação. Não custaria tentar?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário