15.12.2014

O povo da rua no palco e na plateia

          A dez dias da comemoração do nascimento de Jesus pelos cristãos, o Teatro Carlos Câmara apresenta ao público o espetáculo Auto de Natal com Moradores de Rua. A exibição, gratuita, ocorrerá nesta segunda-feira (15), a partir das 18h, na ampla área externa do equipamento mantido pela Secretaria da Cultura do Ceará, localizado na Rua Senador Pompeu, 454, no Centro de Fortaleza.
          O espetáculo é feito por pessoas que vivem pelas ruas e também para elas, que estão sendo mobilizadas para comparecer ao teatro. Logo após a apresentação, aberta ao público em geral, será um servido um jantar para o elenco e a plateia.
          Sob a direção do coordenador do Teatro Carlos Câmara, Fernando Piancó, o auto de natal vai reunir dez pessoas que vivem pelas ruas da cidade. Os ensaios começaram no mês de novembro, sempre no mesmo dia e no mesmo horário, mas o grupo inicial de 17 potenciais atores diminuiu para dez, o que ainda é comemorado pelos organizadores, dada a dificuldade para estabelecer contatos com essa população, que não tem endereço fixo nem outros canais de comunicação, a não ser o encontro fortuito das ruas e praças.
          O espetáculo é também um momento para enfatizar as necessidades que a população de rua tem. “Que Menino Jesus traga a esperança para os moradores de rua, como a recuperação das drogas, um aluguel social, um banheiro químico, os documentos, um trabalho, o reencontro com a família”, lista Irmão Francisco, com a vivência de quem muito sabe sobre as dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem nas ruas ao acompanhá-las para um atendimento no hospital ou no posto de saúde, para tentar localizar a família ou para tirar um documento.
          As palavras de Irmão Francisco são como uma mensagem de Natal válida para todos os dias. “Amar é um dom de Deus, mas não é fácil. Amar é tentar impedir que os outros sofram”.

Serviço
A instituição religiosa Fraternidade do Servo Sofredor recebe doações em gêneros alimentícios para atender a população de rua
Endereço: Rua Carneiro da Cunha, 219 - Jacarecanga
Telefone: (85) 8805.0483.

Nenhum comentário:

Postar um comentário