Desde seu início, em
6 de julho, a campanha eleitoral de 2014 gerou 594,4 milhões de interações
dentro do Facebook. Só no último debate, veiculado na noite de 24 pela Rede
Globo, foram somadas 19,9 milhões de interações. Para medir a força das eleições
brasileiras na rede, o volume corresponde a 2,6 vezes o volume registrado
na Índia, que tem uma população seis vezes maior que a do Brasil e
acumularam 227 milhões de interações durante a campanha deste ano. O Brasil
já havia superado o volume indiano no primeiro turno da votação, com 346
milhões de interações. Nestas eleições, 3 em cada 5 eleitores brasileiros
estão no Facebook, e 1 em cada 2 brasileiros presentes na rede geraram
algum tipo de interação sobre eleições durante a campanha.
O último debate também foi
o que reuniu, até hoje o maior
número de interações nessas eleições. Foram 19,9 milhões de interações,
onde Aécio Neves e Dilma Rousseff se enfrentaram e fomentaram a discussão
política no Facebook. O crescimento em relação ao último debate é de 54,2%
(12,9 milhões de interações no debate do primeiro turno). Se considerarmos
as 3 horas que compreenderam o debate (2h de exibição e mais 1h posterior),
foram registrados mais de 6,6 milhões de comentários por hora, ou ainda
36,6 mil interações (comentários, posts e compartilhamentos) por minuto.
O primeiro turno das
eleições 2014 atingiu 346 milhões de interações, enquanto o segundo turno
chegou a a 248,4 milhões de interações na rede. Com 89 dias de campanha no
primeiro turno, chegamos a um patamar de 3,8 milhões de interações ao dia.
Para o segundo turno, que durou 13 dias, esse número de interações diárias
salta para 13 milhões (3,4 vezes maior). O recorde anterior havia sido
registrado durante as eleições indianas, realizadas no início de 2014, quando
foram registradas 227 milhões de interações.
A disputa por fãs:
Dilma Rousseff
Início da campanha (06/07) : 508,5 mil fãs
Medição em 25/10: 1.805.325 fãs (Aumento de 3,5x no número de fãs desde o
início da campanha).
Aécio Neves
Início da campanha (06/07): 800 mil fãs
Medição em 25/10: 3.350.822 fãs (Aumento de 4,1x no número de fãs desde o
início da campanha)
Dados de crescimento das páginas:
Social Bakers e Facebook (Fonte: Maxpress Newsletter).
|
É cada vez maior a influência das Redes Sociais no processo eleitoral. ...são os novos tempos!
ResponderExcluir