28.10.2014



Eleições batem novo recorde e chegam a 594,4 milhões de interações no Facebook

          Desde seu início, em 6 de julho, a campanha eleitoral de 2014 gerou 594,4 milhões de interações dentro do Facebook. Só no último debate, veiculado na noite de 24 pela Rede Globo, foram somadas 19,9 milhões de interações.  Para medir a força das eleições brasileiras na rede, o volume corresponde a 2,6 vezes o volume registrado na Índia, que tem uma população seis vezes maior que a do Brasil e acumularam 227 milhões de interações durante a campanha deste ano. O Brasil já havia superado o volume indiano no primeiro turno da votação, com 346 milhões de interações. Nestas eleições, 3 em cada 5 eleitores brasileiros estão no Facebook, e 1 em cada 2 brasileiros presentes na rede geraram algum tipo de interação sobre eleições durante a campanha.
          O último debate também foi o que reuniu, até hoje  o maior número de interações nessas eleições. Foram 19,9 milhões de interações, onde Aécio Neves e Dilma Rousseff se enfrentaram e fomentaram a discussão política no Facebook. O crescimento em relação ao último debate é de 54,2% (12,9 milhões de interações no debate do primeiro turno). Se considerarmos as 3 horas que compreenderam o debate (2h de exibição e mais 1h posterior), foram registrados mais de 6,6 milhões de comentários por hora, ou ainda 36,6 mil interações (comentários, posts e compartilhamentos) por minuto.
          O primeiro turno das eleições 2014 atingiu 346 milhões de interações, enquanto o segundo turno chegou a a 248,4 milhões de interações na rede. Com 89 dias de campanha no primeiro turno, chegamos a um patamar de 3,8 milhões de interações ao dia. Para o segundo turno, que durou 13 dias, esse número de interações diárias salta para 13 milhões (3,4 vezes maior). O recorde anterior havia sido registrado durante as eleições indianas, realizadas no início de 2014, quando foram registradas 227 milhões de interações.

A disputa por fãs:


Dilma Rousseff
Início da campanha (06/07) : 508,5 mil fãs
Medição em 25/10: 1.805.325 fãs (Aumento de 3,5x no número de fãs desde o início da campanha).


Aécio Neves
Início da campanha (06/07): 800 mil fãs
Medição em 25/10: 3.350.822 fãs (Aumento de 4,1x no número de fãs desde o início da campanha)

Dados de crescimento das páginas: Social Bakers e Facebook (Fonte: Maxpress Newsletter).
     

 

Um comentário:

  1. É cada vez maior a influência das Redes Sociais no processo eleitoral. ...são os novos tempos!

    ResponderExcluir