22.10.2014

Livro sobre Julião chega a Fortaleza

Francisco Julião

Em Fortaleza, nesta quarta-feira, 22, na Livraria Cultura, será lançado o livro “Francisco Juliâo, uma biografia”, de autoria do escritor Cláudio Aguiar. “È a primeira biografia de um dos nomes mais importantes na história dos movimentos sociais e políticos brasileiros”, segundo pessoas que já tiveram acesso à obra.

   Ligas camponesas

           Considerado por seus adversários como simples agitador social, incendiário, revolucionário, e por seus aliados de esquerda um visionário, Julião foi responsável por importantes conquistas sociais para o campesinato brasileiro. Nos primeiros anos da década de 1960, ele organizou a maior greve camponesa no Brasil, com fortes reflexos no Nordeste, ocasião em que forçou o governo a reconhecer, pela primeira vez, o piso salarial para o trabalhador rural da zona canavieira pernambucana e, a seguir, assegurar à mesma categoria o direito à sindicalização.
“Esta biografia traz, finalmente, para o público brasileiro a oportunidade de conhecer quem foi este líder carismático e intelectual, que interferiu significativamente nos rumos políticos e sociais do Brasil no século XX”, afirma o autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário