28.07.2014

O “Coliseu” de Alto Santo


Dois milênios depois de a dinastia flaviana entregar o Coliseu aos romanos, uma cidade escondida no semiárido cearense se prepara para inaugurar um estádio inspirado no monumento mais conhecido da Itália. Os 16 mil habitantes de Alto Santo se espalham por propriedades rurais, casas de alvenaria ao longo da rodovia CE-138 e dois prédios recém-construídos no centro do município. Todos têm algo em comum: aguardam, há quatro anos, a conclusão do Estádio Municipal. Ou Coliseu Alto-Santense, segundo a prefeitura. Jura o prefeito José Iran Paulino  que a obra será  inaugurada   ainda este ano.
Em vez da estrutura oval do Coliseu clássico, a versão alto-santanse tem uma fachada reta de 50 colunas erguidas com tijolos e cimento, rebocadas com concreto. Entre elas, há a abertura para a passagem de ar e de iluminação. O restante do terreno será protegido por um muro mais simples, de custo menor. A obra conseguiu repasse de R$ 1,7 milhão do governo federal. Mas nem o atual prefeito nem o anterior (Adelmo Aquino), que idealizou o projeto, souberam informar o valor total da construção.

           Do lado de dentro, o gramado que custou R$ 38 mil ainda não recebeu as traves nem as marcações, mas é regado diariamente e cortado com frequência. Por enquanto, entre o piso verde e as colunas, há espaço para 6 mil torcedores sentados. Se um dia o projeto inicial for retomado, o Coliseu comportará 20 mil espectadores sentados: a cidade inteira mais um punhado de visitantes. Além da construção de um túnel que liga o campo aos vestiários e a instalação de 10 lojas sob as arquibancadas, no melhor conceito arena multiuso.

          A reativação do Alto Santo Esporte Clube será o próximo passo. O único time profissional criado desde 1957, ano de fundação do município, surgiu em 2007 e fechou as portas em 2008. Nesse período, a camisa listrada em azul e amarelo esteve em 19 partidas pela terceira divisão do Campeonato Cearense, mandando os jogos nas vizinhas Limoeiro do Norte e Russas. A expectativa é estar de volta no ano que vem, tornando-se o 41º clube profissional do estado, o segundo da região do Baixo Jaguaribe. (Não consegui identificar a fonte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário