13.07.2014

A data nacional da França

A famosa prisão

          Para qualquer pessoa que você perguntar por que o 14 de Julho é o dia nacional da França, a resposta será imediata: "O dia lembra a queda da Bastilha". Bom a resposta está parcialmente correta. De fato, a queda da bastilha ocorreu no dia 14 de Julho de 1789, mas oficialmente o 14 de Julho comemora a Festa da Federação, ou seja, a união de toda a França em torno de um só Estado.

          Provavelmente, os franceses responderão que o dia nacional francês lembra a Queda da Bastilha. Mas por que então existe essa confusão?


Festa nas ruas

Desfile militar

          Vamos lá. Olha, lembrar da queda da bastilha não é algo que o governo francês gosta de fazer. Nesse dia, o povo tomou uma fortaleza (Bastilha) que continha armas e era um símbolo de repressão do rei. O povo a partir daquele dia de 1789 (Revolução Francesa) obrigou o rei a assinar uma constituição e com isso limitou os seus poderes, mas o que de fato valeu nessa história é que o povo mostrou sua força e pôde conduzir o seu próprio destino. 

   Que governo quer isso? O povo pressionando e fiscalizando suas ações? Óbviamente, nenhum! 

Demonstração aérea

Por esse motivo, os governantes no ano seguinte, no mesmo dia 14 de Julho, organizaram uma festa para comemorar a União de toda a França, conhecida como Festa da Federação. Coincidência? Não. Foi proposital. A partir daquele dia, os governantes esperavam que o povo esquecesse a Queda da Bastilha e passassem a comemorar o tal dia. Mas parece que não deu certo, não é?

Queima de fogos

          Por isso, nesta véspera do 14 de julho se dança em várias ruas da França, tem a queima de fogos na Esplanada do Trocadero-Torre Eiffel e o desfile das forças armadas e de organizações civis no Champs-Élysées.

Nenhum comentário:

Postar um comentário