24.12.2013


XVIII Encontro dos Profetas da Chuva

Profecias da chuva (Foto de Marcelo Hollanda)

                 Como manda a tradição, a cidade de Quixadá (Ceará) será sede da próxima edição do Encontro dos Profetas da Chuva. De 10 a 12 de janeiro de 2014, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central cearense se reúnem para lançar as previsões do inverno de 2014.
          A programação começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá. A apresentação de violeiros e trovadores vem reunindo, desde o ano de 2007, cantadores da moda nordestina na praça da Fundação Cultural.
 
São muitos os interessados (Foto de Marcelo Hollanda)

          Na manhã do sábado (11), acontece a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados vão expor suas previsões na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE). Durante a tarde, a programação traz o Seminário “Convivência no Semiárido". Na ocasião, estarão presentes pesquisadores e educadores da área que vão discutir sobre as melhores condições de vivência em regiões de semiárido. O Encontro se encerra no domingo (12) com um café da manhã e bate papo livre com os profetas, além de uma atração cultural.

Quem são os Profetas?

          Sertanejos com um conhecimento particular a respeito das manifestações da natureza que emitem sinais sobre os períodos de chuva ou seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos. Os interessados nesse conhecimento, ou seja, aqueles que têm um vínculo significativo com a terra, aprendem como construir suas próprias previsões singulares através da convivência, do crescimento, de um entendimento próprio e de um conjunto de sinais – as experiências. O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções. (Fonte: Jornalista Ana Calvet).

Nenhum comentário:

Postar um comentário