13.08.2013


48  países estão em Fortaleza para
a Conferência Mundial de Água

Benedito Braga
Será aberta nesta terça-feira, 13, às 19h30, no Salão Atlântico Hall do  Marina Park Hotel, a   9ª. Conferência Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas, que  acontecerá em Fortaleza, de 12 a 16 de agosto, reunindo cerca de 48 países que virão debater e trocar experiências de boas práticas em recursos hídricos desenvolvidas pelos organismos de bacias hidrográficas implantadas em todo planeta. O problema da água para consumo humano é hoje uma preocupação de todas as nações do mundo. Entre elas, além do Brasil, França, Alemanha, Estados Unidos, Rússia, países africanos, asiáticos e árabes etc.

A conferência também envolverá Sessões Estatutárias da Assembléia Geral Mundial da Rede Internacional de Organismos de Bacia, o Fórum de Organismos de Cooperação Internacionais e visitas técnicas aos equipamentos cearenses relacionados à produção e distribuição de água para consumo humano.

 Brasileiros na RIOB

Presidente da ANA
           Na ocasião o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andreu, será empossado como presidente da RIOB-Rede Internacional de Organismos de Bacias Hidrográficas. Ele falará na quarta-feira, às 9 horas, sobre “A gestão de Recursos Hídricos no Brasil.” Outro brasileiro, Benedito Braga, presidente do Conselho Mundial de Águas”, também falará na quarta-feira, às 10 horas, sobre “A importância da água no cenário internacional”.
            Sobre a conferência disse o Secretário de Recursos Hídricos do Ceará, César Augusto Pinheiro: “Destacamos que se em países do mundo toda a importância da gestão dos recursos hídricos insere-se no planejamento econômico, no Ceará esta é uma questão estratégica. Não existe desenvolvimento  sem  água; daí a associação da pobreza à falta desse recurso natural”.

Lupércio Ziroldo Antônio
O presidente da Rede Brasil de Bacias Hidrográficas,  engenheiro Lupercio Ziroldo Antônio, considera que “Mais do que um evento internacional, este acontecimento possibilitará aos participantes que virão de todo Brasil e de cerca de 48 países do mundo a oportunidade de conhecer, debater e trocar experiências. Os organismos de bacias hidrográficas, hoje em número próximo a 200 no Brasil, entre Comitês, Consórcios e Associações, já mobilizam mais de 70 mil pessoas direta e indiretamente no processo de gestão qualificada dos recursos hídricos, fundamentalmente visando estabelecer em cada bacia condições ideais de   habitabilidade e desenvolvimento”, completa Lupercio Ziroldo. Ele também destaca o apoio recebido da Agência Nacional de Águas e da Petrobrás para a realização dessa conferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário