Rapidez e empenho é o que se precisa agora
A Presidente em Fortaleza inaugurando o Castelão |
A presidente Dilma Rousseff agiu rápido na articulação dos poderes da República para repercutir as vozes das manifestações. Assim tem sido nas suas sucessivas reuniões com os principais agentes da sociedade civil e dos organismos públicos, com o Congresso e o Judiciário, na busca dos caminhos para atender o que se pede nas ruas. Nunca se viu neste país uma mobilização tão grande e rápida dos poderes constituídos para acatar e encaminhar reivindicações populares. E olhe que o povo ainda não se mobilizou de verdade.
O povo a caminho do Castelão barrado pela Polícia |
Temos nessas manifestações atuais apenas um esboço do que poderá vir a acontecer se este país não mudar agora de verdade. Há uma lista expressiva de necessidades acumuladas ao longo de gerações que o nosso povo, tido como “massa de manobra” por governantes e políticos, só agora está conseguindo extravasar e cobrar efetivamente.
Se há dinheiro para a Copa tem que haver para saúde, educação, segurança, transporte público etc; se conseguiram empenho do Congresso para votar leis especiais para a Copa também podem criar mecanismos para banir a corrupção do serviço público, punir exemplarmente os que lesam o Erário e atender ao pleito coletivo. Agora o povo está mais vigilante... e aprendeu o caminho das ruas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário