01.07.2013

Ceará terá Centro de Alta Complexidade
Oncológica para tratar pelo Sistema SUS


             O Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, está perto de se transformar no primeiro Centro de Alta Complexidade Oncológica (Cacon) 100% público no Estado, com novos serviços voltados para o tratamento do câncer pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
              Beneficiado pelo Plano de Expansão da Radioterapia, do Ministério da Saúde, o HUWC será contemplado com um acelerador linear, aparelho utilizado no serviço de radioterapia com a função de emitir a radiação utilizada no tratamento. O equipamento custa cerca de R$ 1,3 milhão e requer, ainda, investimentos em instalação e infraestrutura de funcionamento.
              De acordo com o Superintendente do Complexo Hospitalar da UFC, Florentino Cardoso, a expectativa é que o acelerador comece a ser utilizado a partir de 2014. “Com essas novidades, iremos atender a todas as faixas etárias e, assim, diminuir muito a fila de espera dos pacientes com câncer”, afirmou Cardoso.
            Atualmente, de acordo com o portal do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Estado conta com dois Cacons: o do Instituto do Câncer do Ceará (ICC), em Fortaleza, e o do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Entretanto, ambos têm parte do atendimento reservado à rede privada, o que não ocorre no HUWC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário