08.07.2013



Exposição retrata presença
negra nos selos postais    

Gol de Pelé


O Espaço Cultural Correios Fortaleza está mostrando a   exposição Orisun Asa: celeiro de brasilidade. Através de uma viagem por cerca de um século e meio de história da filatelia brasileira, a mostra busca apresentar, tendo como mote os temas retratados nos selos, como o país vem se defrontando com as questões sociais suscitadas pela escravidão e a sua herança, assim como a participação  do negro na constituição da identidade e da cultura nacional.
            Nesse sentido, a exposição está divida em três módulos temáticos ligados aos tipos de emissões filatélicas sobre os negros: “Personalidades”, “Representações, Saberes e Fazeres” e “Consciência e Afirmação”. Fazendo esse percurso histórico, do primeiro selo relativo à Abolição, datado de 1900, até as recentes emissões voltadas à igualdade racial, à diversidade cultural e  ao combate à discriminação, é possível notar na filatelia uma evolução na abordagem das questões raciais, acompanhando a tomada de consciência da própria sociedade brasileira a respeito desses temas. 

Tema folclórico


            A exposição faz parte das ações previstas no acordo de cooperação técnica firmado entre os Correios e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República. Orisun Asa ficará em cartaz até 10 de agosto, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Serviço
Exposição Orisun Asa: celeiro de brasilidade
Local: Espaço Cultural Correios Fortaleza
Endereço: Rua Senador Alencar, 38, Centro - Fortaleza
Telefone: (85) 3255-7262
Visitação: Até  10 de agosto de 2013
Horário de visitação: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Entrada Franca (Fonte: Filatelia ECT/Ceará).

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário