01.08.2013


170 anos do primeiro selo brasileiro 

Carimbo do acontecimento
O Blog participa desta festa e da alegria dos filatelistas brasileiros e mundiais com este evento.
A diretoria dos Correios no Ceará convida para o lançamento do bloco comemorativo aos 170 anos do primeiro  selo postal brasileiro, o mundialmente famoso Olho de Boi, às 19 horas deste dia primeiro de agosto, no Shopping Benfica. O eficiente Leonardi de Oliveira Saldanha, gerente da Agência Filatélica, está no comando. Confira algumas imagens dessas novidades filatélicas.

Aliás, ele organizou também uma Feira de Colecionadores que vai acontecer no local.

 

 
Sobre o Bloco – 170 anos do Selo Postal Brasileiro

O bloco apresenta uma releitura do selo Olho de boi, em suas versões de 30, 60 e 90 réis, impressas em calcografia, contendo, em cada selo, uma imagem latente com o numeral 170. Essa emissão é a culminância da série que comemora os 170 anos do selo postal brasileiro, iniciada em 2011. Os selos localizam-se em faixas de cores metálicas, de bronze, prata e ouro, respectivamente.

Acima, uma tarja calcográfica que se transforma em um código de barras, representando a continuidade entre passado e futuro. À esquerda, são focalizadas a logomarca dos 350 anos dos Correios e da Brasiliana. Ao fundo, detalhes de um painel do Edifício Histórico dos Correios do Rio de Janeiro, que mostra elementos visuais relacionados à evolução do serviço postal no Brasil. As técnicas utilizadas foram computação gráfica e calcografia. (Fonte Correios).

Sobre o Selo - Olho de boi 90 Réis

 
O selo traz a imagem do Olho de boi de 90 réis sobre o fundo dourado e divulga a exposição filatélica mundial BRASILIANA, em sua 5ª edição. No desenho do selo, sob os 90 réis, está oculto o número 5, em imagem latente, que pode ser vista inclinando o selo para trás sob boa iluminação. Trata-se da última das três emissões para comemorar os 170 anos do selo postal brasileiro, sendo que a primeira ocorreu no ano de 2011. Foram utilizadas as técnicas de calcografia e aplicação da cor especial dourada.

                                 Carimbo da Brasiliana 2013 e 1o Dia de Circulação

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário